Participe.
obs: Todos os Jovens dos 16 aos 29 anos podem participar, levem um documento com foto.
Foi inaugurada hoje (17/07) às 10h, a Policlínica da Mulher, na Av. Getúlio Vargas, no Bairro Novo. A solenidade contou com as presenças do prefeito Renildo Calheiros, da secretária de Saúde de Olinda, Teresa Miranda e representantes de movimentos sociais de mulheres e centros de referência da mulher.
A unidade de saúde de média complexidade contará com uma equipe de profissionais que atenderão as mulheres de forma integral, realizando assistência humanizada. Serão oferecidos serviços especializados como clínica geral, clínica ginecológica, geriatria, urologia, odontologia, gineco-oncologia (tratamento NIC II e III), atenção psicossocial (atendimento individual e em grupo) e atenção obstétrica (pré-natal de alto risco).
O atendimento será feito através de marcação. Segundo a diretora da unidade, Inês de Moura Tenório, metade do atendimento será destinado às mulheres de áreas não cobertas pelo Programa de Saúde na Família, os outros 50%, destinados às mulheres encaminhadas por outras unidades.
Na Policlínica, as pacientes poderão contar com o Programa de Imunização. O espaço terá uma sala de vacinação onde as mulheres receberão gratuitamente vacinas. No Atendimento Laboratorial, que funcionará das 7h às 9h, serão feitas coletas de sangue e outros exames e na Assistência Farmacêutica, haverá distribuição de medicamentos gratuitos às pacientes.
Serviço:
Policlínica da Mulher: Av. Getúlio Vargas, 1059, Bairro Novo – Olinda
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 17h
Inauguração: Sexta-feira (17), às 10h
Do JC Online
Um emprego público é hoje o sonho de inúmeros brasileiros que buscam estabilidade profissional e realização financeira. Para alcançar o objetivo, muitos investem dinheiro em cursos preparatórios. Pensando em criar oportunidades para aqueles que não têm condições de pagar um curso, a ONG Tribunal Solidário, formada por servidores do Tribunal de Contas do Estado, criou o projeto Concurso Solidário, visando proporcionar aulas gratuitas para a população de baixa renda.
A ONG vai iniciar a primeira turma no próximo mês de agosto. O curso foi pensado exclusivamente para pessoas que estudaram em escolas públicas e é voltado para concursos de nível médio. De acordo com a diretora do Tribunal Solidário, Alice Paredes, a idéia foi uma construção coletiva dos membros da ONG, que conta com 350 servidores associados. "Nós pensamos: O que o servidor do Tribunal tem para passar para outras pessoas? A resposta é o conhecimento de quem já estudou para vários concursos", afirma Alice [assista ao vídeo].
O curso terá duração de 4 meses. Inicialmente, 300 alunos serão selecionados. 60 deles formarão a turma que começa em agosto, e os demais serão distribuídos em outras quatro turmas para o ano que vem. As aulas serão ministradas por servidores do Tribunal, entre os quais há alguns que já dão aulas em preparatórios pagos do Recife. Todos eles terão que dar pelo menos 50% da carga horária de forma voluntária, e o restante será pago pela ONG.
As disciplinas oferecidas serão língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, informática e ética e cidadania na administração pública. As aulas serão ministradas à noite, entre 18h30 e 21h40, totalizando uma carga horária de 210 horas/aula.
As inscrições para o Concurso Solidário ainda estão abertas e vão até a próxima quarta-feira (15). Elas podem ser feitas na Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, na Avenida Mário Melo; na Escola Luiz Delgado, na Boa vista; na Escola Aníbal Fernandes, em Santo Amaro e na Escola Padre Machado, em Casa Amarela. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino médio em escola pública ou estar cursando o terceiro ano do ensino médio ou o equivalente no supletivo. Não há limite de idade e também não será levado em conta há quanto tempo o candidato parou de estudar.
Para a inscrição, o candidato deve levar original e cópia do documento de identidade e a ficha 19, ou declaração de vínculo no caso de alunos do terceiro ano. Será feita uma prova de seleção no dia 2 de agosto. As aulas terão início no dia 24 de agosto e serão ministradas na Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães. O local das provas será divulgado após o término das inscrições nas escolas citadas e no site www.tribunalsolidario.org.br.
TRIBUNAL SOLIDÁRIO - O Concurso Solidário é apenas um dos projetos desenvolvidas pela ONG, que, de acordo com Alice Paredes, tem como objetivo fortalecer a cidadania ativa e diminuir a desigualdade social. A organização desenvolve oito projetos neste ano, entre eles oficinas de capoeira e leitura, teatro e percussão e corte e costura. A verba para os projetos vem das doações mensais feitas pelos associados, que são servidores do Tribunal de Contas do Estado.
Continuam abertas as inscrições gratuitas para as oficinas sobre arte e tecnologia oferecidas pelo 47° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco. Paralelamente a exposição “O Lugar Dissonante” – que mostra o trabalho de artistas cuja produção é permeada por várias tecnologias recentes de multimídia -, a segunda mostra do 47° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco conta ainda com duas oficinas: Microcinema – Novas Tecnologias Produtivas (7, 8 e 9 de julho, das 14h às 17h) e Máquina de Intervenção Urbana – MIMOSA (14, 15 e 16 de julho, das 14h às 17h). As inscrições devem ser feitas por e-mail (educativosalaope@gmail.com).
Ministrada pelo mineiro Rodrigo Minelli, artista com mais de 20 anos de experiência em pesquisa e experimentação em vídeo e arte eletrônica, Microcinema – Novas Tecnologias Produtivas aborda a produção de conteúdos através de telefones celulares e mídias móveis.
A oficina é voltada para estudantes, artistas, profissionais e amadores de cinema e vídeo que se interessem pelos recursos da tecnologia móvel. Os participantes terão acesso a uma série de exercícios que visam à sua conscientização sobre as possibilidades e características expressivas dessa tecnologia, em que serão trabalhados conceitos básicos da linguagem audiovisual (enquadramentos, movimentos de câmera, cortes, efeitos) adequados a esses equipamentos de mídia móvel.
A segunda oficina, com o tema Máquina de Intervenção Urbana – MIMOSA, será ministrada pelo pernambucano Ricardo Brazileiro. Consiste no desenvolvimento coletivo de uma máquina móvel para realizar intervenções urbanas em forma de coletas de depoimentos em som e processamento de imagens. O processo de construção aborda conceitos de metarreciclagem, apropriação tecnológica, net arte, multimídia, design-gambiarra, programação interativa, artesanato digital, software livre.
A oficina convida as pessoas para um ambiente de desenvolvimento coletivo de arte e tecnologia que utiliza ferramentas que vão desde carrinho de feira/mercado até placas de computadores, softwares e hardwares livres, webcams, microfones, alto-falantes, sensores e botões.
O Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) está com inscrições abertas para cursos de qualificação do Programa de Qualificação Gratuita (PQG), realizado no seu Centro de Desenvolvimento de Competências (Cendecom), no bairro da Boa Vista. São 90 vagas divididas entre cinco cursos, que serão realizados, todos, no mês de julho.
As vagas oferecidas são para os cursos para o Programa de Informação Profissional, Criatividade: diferencial competitivo, Marketing Pessoal, Laboratório de Inglês, Desenvolvendo a Expressão Verbal. Os cursos e palestras do Programa de Qualificação são gratuitos, voltados para estudantes de escolas públicas, cadastrados no CIEE Pernambuco e são ministrados por professores voluntários.
Os cursos são realizados com turmas das 8h às 17h, no Cendecom, que fica a avenida Manoel Borba, 865, Boa Vista. Inscrições e mais informações: 3421.6516, com Eliane Gomes.
O Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo) abriu inscrições para novos alunos a partir desta quarta-feira (1°). As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (3), de 8h às 15h, no Centro, localizado na avenida Pan Nordestina, s/n – Olinda. Outras informações pelo telefone 3241.5065.
Para efetuar a inscrição é preciso levar uma foto 3x4, cópia da carteira de identidade e do CPF e R$ 40 para matrícula. Se for menor de idade deve levar certidão de nascimento e estar acompanhado de um responsável. Podem se inscrever crianças a partir de seis anos (alfabetizadas), adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O Cemo oferece os cursos de Musicalização Infantil e Formação Musical/Nível Médio para piano, teclado, violino, cavaquinho, saxofone, trompete, percussão/bateria, canto, trompa, violão erudito e popular, flauta doce e transversal, baixo elétrico, e guitarra. As aulas iniciam em agosto e acontecem de segunda à sexta-feira.
Ao todo são disponibilizadas 125 vagas para crianças (de 6 a 12 anos) e 70 para adolescentes (de 13 a 18 anos) nos horários da manhã e tarde. Para os adultos e idosos estão disponíveis 170 vagas, nos horários da manhã, tarde e noite.