19/04/2011

Conferência Nacional de Juventude


Os 15 representantes da sociedade civil para a Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Juventude já estão definidos. A lista foi fechada na reunião extraordinária do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), realizada dos dias 14 e 15 de abril.

Os convocados terão a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento e avaliação da Conferência junto com os representantes governamentais.

O principal critério para a definição dos nomes foi a divisão equitativa entre os segmentos que compõem o Conselho. As entidades de apoio tiveram quatro vagas, os movimentos juvenis ficaram com sete vagas e as entidades partidárias com três vagas, completando com a vaga para a presidência do Conselho.

Os movimentos juvenis ainda criaram outro critério para a definição das vagas: a subdivisão por temáticas, o que garantiu a participação dos movimentos de mulheres, negros, estudantes, religioso, de trabalhadores urbanos, juventude rural, além de fóruns e redes.

“É um enorme desafio que encaramos com muito comprometimento a partir de agora. Queremos fazer dessa uma Conferência impactante nas políticas de juventude nesse país”, diz Kathia Dudyk, representante do Instituto Paulo Freire no Conjuve.

Para Gabriel Alves, representante da CPC/UMES, o desafio é construir um espaço onde os jovens participem na sua diversidade e que sejam mobilizados no intuito de contribuir para o desenvolvimento do país.

“Temos que viabilizar a participação desses jovens que têm que ser protagonistas no processo do desenvolvimento do Brasil”, afirmou o conselheiro.

Confira abaixo a lista dos representantes:

Gabriel Medina – Presidente do Conjuve / Fonajuves
Kathia Dudyk – Instituto Paulo Freire
Danielle Basto – Escola de Gente
Gabriel Alves – CPC/UMES
Nilton Lopes – CIPÓ – Comunicação Interativa
Hélio Barbosa – Rede de Jovens do Nordeste
João Vidal – UGT
Maria Elenice Anastácio – Contag
Marc Emmanuel Mendes – PMDB
Joubert Fonseca – PSB
Murilo Amatneeks – PT
Alexandre Piero – PJ
Danilo Moraes – CONEN
Marcela Cardoso – UNE
Paula Costa – UBM

18/04/2011

Cursos gratuitos com foco na industrialização da produção de salgados e doces serão promovidos na 14ª Feira Norte-Nordeste de Panificação e Food Service (Fennopan), que acontece entre os dias 28 e 30 deste mês. A iniciativa é da empresa Bralyz, fornecedora de soluções para produtores de alimentos. O evento será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. As inscrições devem ser feitas pelo site www.fennopan.com.br.
.
O programa inclui teoria e prática do preparo de coxinhas e salgados empanados, mini esfihas, empadas, kibes, churros e biscoitos de massa simples. Os cursos serão ministrados por Clara Eneida Rocha, mestre em engenharia de processos, pós-graduada em controle de qualidade e desenvolvimento de processos e especialista em Gastronomia.
.
No evento, a Bralyx vai apresentar suas máquinas para coxinhas, salgados e doces, composta por sete modelos que permite produzir de 3 mil a 19 mil peças por hora, com tamanhos entre 10 e 180 gramas em dezenas de formatos. Também estarão presentes a masseira – cozedora Hotmixer e a empanadeira Empanamix.
.
SERVIÇO
14ª Feira Norte-Nordeste de Panificação e Food Service (Fennopan)
Local: Centro de Convenções, Olinda
Inscrições: www.fennopan.com.br
.
Cursos: Como preparar Salgados Empanados (Coxinhas, Bolinhas e Travesseirinhos), Mini Esfihas, Empadas, Kibes, Churros e Biscoitos de massas simples. Teoria e Prática
Datas: 28 e 30 de abril
Horário: das 17h às 20h
Local: Sala 2
.
Como preparar Mini Esfihas e Empadas
Data: 29 de abril
Horário: das 17h às 20h
Local: Sala 2
.
Fonte: NE10

Projeto oferece livros infantojuvenis pela internet

Rio de Janeiro - Mais de 30 mil registros, o equivalente a 22 mil títulos, estão disponibilizados no site da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij) para consulta de pesquisadores, estudiosos e educadores, dentro do projeto Biblioteca Fnlij, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Petrobras.
A secretária-geral da fundação, Beth Serra, disse à Agência Brasil que o site da Biblioteca Fnlij é o único no país com esse tipo de informação. Ele reúne um acervo tão vasto de publicações dedicadas ao público infantojuvenil. O projeto contribui para subsidiar pesquisas e políticas culturais e educacionais de compra de livros.

Todas as publicações recebidas pela fundação estão à disposição dos interessados na Biblioteca Fnlij. Cerca de 1,2 mil títulos são recebidos pela entidade a cada ano.

A ferramenta visa a auxiliar também os pais e educadores na compra de livros para as crianças e jovens, de acordo com a sua faixa etária. “A ideia é essa. A biblioteca tem um atendimento para quem é pesquisador e, também, para os pais e professores e educadores em geral. Eles podem saber o que está sendo publicado no Brasil dentro do universo infantil”, disse.

As informações sobre o acervo são atualizadas automaticamente, afirmou Beth Serra. Elas incluem os títulos premiados pela fundação ao longo dos anos e, ainda, os livros que se encontram no mercado. “É um cardápio bastante variado para pais e professores que já consultam para comprar acervo, para orientar a leitura”, ressaltou a secretária-geral da Fnlij.

Fonte: Agência Brasil
LBV OFERECE VAGAS PARA
CURSO DE INFORMÁTICA GRATUITA




A Legião da Boa Vontade (LBV) está com inscrições para o preenchimento de 100 vagas para o Curso de Informática Básica, destinados a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, a idade exigida é a partir de 14 anos, cuja escolaridade mínima, esteja cursando ou concluído o 9º ano (8ª série). Durante as aulas, cujo período são de três meses, os alunos aprenderão sobre ferramentas de editores de textos e planilhas, digitação, apresentação de slides e internet, além de noções de cidadania.


Para se inscrever, o estudante precisa estar munido de Xerox da RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. O candidato fará uma prova de habilidades em língua portuguesa e matemática.

A inscrição para o curso de Informática vai até o dia 20 de abril, das 08h30 às 16h. Interessados devem se dirigir, a sede da Legião da Boa Vontade (LBV), localizada na Rua dos Coelhos 219, Boa Vista. Informações pelo telefone (81) 3413-8600.


Serviço:
Curso de Informática da LBV
Inscrições até o dia 20 de abril
Horário: 08h30 às 16h.
Rua dos Coelhos, 219 - Boa Vista
Informações: (81) 3413.8600

13/04/2011

Alagamentos por toda a cidade

O Canal dos Bultrins, em Olinda, transborda habitualmente e alaga as avenidas Chico Science e a Carlos de Lima Cavalcanti. Moradores e comerciantes reclamam da situação e pede limpeza do canal, para evitar novos alagamentos.

O canal fica bem no meio da avenida Chico Science, um dos principais caminhos para quem vai às praias e ao Centro Comercial de Olinda. Quem mora por lá diz que os alagamentos se tornaram parte da rotina nos períodos de chuva. Com as margens cheias de mato, o Centro do Canal é o único espaço por onde a água escorre depressa.

“Com qualquer chuvinha acontece isso. Quando engrossa a chuva, ninguém passa mais”, garante o porteiro Waldie Lins.

Foi o que aconteceu no último sábado (9). De acordo com moradores, bastaram 15 minutos de chuva intensa para que a avenida Chico Science ficasse inundada. No cruzamento com a avenida Carlos de Lima Cavalcanti, os carros passavam com dificuldade.

Nesta terça-feira (12), Moacyr Tavares esperava que a situação se repetisse: ele ganha dinheiro empurrando carros que param na água. “Quando os carros quebram, eu pergunto se querem que eu tire o carro da água. Assim ganho um trocado”, revela.

Moradores e comerciantes dizem que, há cerca de um mês, foi feito um trabalho de capinação nas margens do canal. De lá para cá, o mato voltou a crescer e, de novo, tornou-se um obstáculo para o fluxo das águas. O que eles querem agora é que seja feita uma limpeza mais profunda do Canal dos Bultrins.

O comerciante Ednaldo Mendes reclama dos prejuízos nas vendas, sempre que a avenida fica alagada. Ele diz que vários pedidos de limpeza do canal já foram feitos à Prefeitura de Olinda. “A gente já telefonou e já foi lá pessoalmente, temos o número do protocolo. Disseram que iam limpar, lavar e até agora nada”, conta.

Os moradores também afirmam que, com o transbordamento do canal, o esgoto não tem por onde escoar e retorna para as casas. “O esgoto sai das casas pela caixa, que vai para o canal. Só que ele está cheio e então o esgoto não consegue fluir normalmente”, afirma o administrador Francisco Pereira.

Fonte: PE360